sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que é o "Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes"?


Bem-vindos ao weblog do Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes: o meu novo livro, que será publicado, em breve, pelas edições Saída de Emergência.

Os meus romances costumam apresentar bibliografias extensivas nas quais, em conjunto com os pormenorizados apontamentos finais, listo todos os livros de não-ficção que li para poder desenvolver as ficções. Faço-o porque me dá um prazer enorme ir “aos bastidores” dessas ficções e partilhar um pouco dos meus conhecimentos com os leitores. Acho que essas espreitadelas ao lado polar da cortina são excelentes formas de contextualizar a ficção. Porém, este Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes não é uma espreitadela por trás da cortina: é um empurrão.

Está cheio de diabos, monstros, gente louca, gente violenta, gente com quem ninguém quer ir beber um café. Uma amiga disse-me, uma vez, «oh, tu desmistificas tudo»: podem crer que esse é um verbo de ouro nas páginas deste título. Parte miscelânea, parte enciclopédia e parte ensaio, é um livro de conhecimentos para leitores que, como eu, são fãs de conhecimento e não receiam procurar a verdade sobre os assuntos, mesmo que isso signifique arruinar concepções enraizadas, mas erradas. Poucas coisas são tão destrutivas quanto isso (eu acho que vale a pena) e este livro é tudo menos superficial. Porém, recordando as imortais palavras de Apuleio, «Lector intende: laetaberis». («Atenção, leitor: irás divertir-te».)

Neste weblog irei publicar regularmente novidades exclusivas sobre o Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes, cuja data de saída está calendarizada para a próxima Feira do Livro de Lisboa, que ocorrerá entre 24 de Abril e 13 de Maio. Fiquem atentos.